Heavy Metal

Heavy Metal

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Site WHIPLASH fala do cd GETTING DOWN TO BUSINESS

O maior site brasileiro dedicado ao Rock, Blues, Metal e suas diversas tendências, publicou essa semana a
a resenha do CD GETTING DOWN TO BUSINESS, através das palavras do colaborador Paulo Finnato
Júnior. Leia a resenha usando o link abaixo:


http://whiplash.net/materias/cds/111276-epitaph.html

Abaixo a resenha completa:


Por Paulo Finatto Jr. | Em 12/07/10
Em dez anos de carreira, os gaúchos da EPITAPH lançaram duas demos, intituladas “Waiting Your Death” e “The Toll of the Bell”. A banda, que consolidou o seu nome no sul do país com uma invejável sequência de shows, se concentrou para lançar, em 2010, o seu primeiro álbum. “Getting Down to Business” é uma produção independente, mas mostra muitíssimo bem como o grupo evoluiu ao longo do tempo.

NOTA : 8

Embora tenha sido gravado entre 2007 e 2008, “Getting Down to Business” demorou um pouco para chegar às mãos dos headbangers. A banda, que conta com a mesma formação desde o início da carreira – com Joe F. Louder (vocal), Marcelo Fernandez (guitarra), Alexandre Prokopiuk (baixo) e César Five Louis (bateria) – acrescida de Marlon Steindorf (guitarra), alcançou um bom nível no seu primeiro registro. A EPITAPH, bastante experiente no cenário underground, soube trabalhar com as limitações técnicas do estúdio para alcançar um resultado verdadeiramente satisfatório em “Getting Down to Business”.Com influências de nomes tradicionais como JUDAS PRIEST e SAXON, a sonoridade da EPITAPH possui ainda outras referências. De um lado, o instrumental é mais pesado quando comparado aos representantes da NWOBHM. De outro, o som da banda é recheado de tendências mais obscuras, como os primeiros álbuns do Black Sabbath. De qualquer forma, o grupo conseguiu encontrar um caminho próprio em “Getting Down to Business” – não de originalidade absoluta, diga-se de passagem – mas com características bastante próprias.
Entre as composições presentes no disco, estão novas versões para músicas que compõem as duas demos anteriores da banda. Claramente, a nova roupagem de “Waiting Your Death” e “Remote Control” – apenas para citar dois exemplos – trouxe qualidade para o resultado final do álbum. Em ambos os casos, o instrumental mais agressivo ganhou evidência e a voz suja de Joe F. Louder deu uma maior identidade à proposta da EPITAPH. Entretanto, “Getting Down to the Business” não se resume, simplesmente, a regravações. O disco traz uma série de novas composições igualmente interessantes.
“Night Rider” – composição que abre o álbum –, apesar de simples e direta, apresenta um interessante trabalho de guitarras, característica que se mostra como um diferencial positivo na proposta musical da EPITAPH. Com o mesmo formato, “Emergency Room” se destaca. Em composições em que o grupo capricha em um ambiente mais obscuro, como em “Red, White and Blue”, o resultado é merecedor, igualmente, de elogios: a sonoridade do quinteto fica ainda mais pesada.
Em “Metal Wings”, por outro lado, a EPITAPH investiu em um direcionamento mais cadenciado e melódico, obviamente que sem abrir mão dos riffs agressivos. Diferente das demais músicas que completam “Getting Down to Business”, essa faixa comprova que os gaúchos estão em estágio avançado de amadurecimento para compor de maneira variada. De mesmo modo, “Death Bell” busca influências diferenciadas. A participação do vocalista Gustavo Demarchi (APOCALYPSE) manteve o peso característico de outras músicas, mas trouxe um pouco mais de melodia e agressividade ao estilo JUDAS PRIEST.
De uma maneira geral, o único porém no trabalho da EPITAPH é não ter conseguido o apoio de uma gravadora para o lançamento de “Getting Down to Business”. O primeiro disco da banda, muito bem executado e com músicas de verdadeira qualidade, poderá ficar um pouco à margem de outros lançamentos pelo seu formato independente. Se você gosta de metal tradicional, pesado e sem frescuras – e está cansado de sempre ouvir as mesmas bandas – essa é uma ótima indicação que não deveria ser perdida.
Site oficial:
http://www.myspace.com/epitaphheavymetal

Track-list:
01. Night Rider
02. Wating Your Death
03. Emergency Room
04. Red, White and Blue
05. Happy End
06. Metal Wings
07. Wrong Choice
08. Death Bell
09. The Creature
10. Remote Control

Nenhum comentário:

Postar um comentário